Conheça 15 dicas de como parar de comer açúcar
O Brasil é um país rico culturalmente, principalmente quando o assunto é culinária. Quem não gosta de brigadeiro, cocada, paçoca, curau e pé de moleque, certo? Pois é, todos gostamos!
Atualmente, inserir um docinho no final das refeições tornou-se um hábito brasileiro. O problema dessa ação é que o açúcar é um composto viciante e quando ingerido em excesso, pode gerar dependência.
Para sair desse quadro, as pessoas experienciam sintomas de abstinência, como, por exemplo, dores de cabeça, sede, estresse e perda de foco.
Sabemos que esses são fatores que dificultam muito no processo de diminuir o consumo de sacarose, portanto, separamos algumas dicas para te ensinar como parar de comer açúcar. Vamos começar?
1. Diminua a quantia de açúcar que você consome por dia
Cortar o açúcar de uma vez da sua dieta pode ser um processo doloroso e radical. Por isso, escolha reduzir as quantidades de doces no seu dia aos poucos.
Por exemplo, se você come uma barra de chocolate por dia, diminua gradualmente suas porções. Isso irá auxiliar para se criar o hábito de comer docinhos somente em ocasiões especiais.
2. Evite ir ao mercado com fome
Um dos erros mais comuns em pessoas que estão tentando parar de comer algum tipo de alimento ou estão em alguma dieta, é frequentar o supermercado quando está com muita fome.
Por que isso é um problema? Bem, quando vamos para esse estabelecimento sem um propósito claro, temos a tendência de comprarmos somente produtos que saciem nossos desejos e ansiedade.
Além disso, as embalagens dos produtos são bem chamativas e as cores utilizadas acabam influenciando na compra. Normalmente, esses rótulos são de alimentos que apresentam poucos nutrientes e não acrescentam em nada positivo para nossa saúde.
3. Não tenha doces na dispensa
Raramente sentiremos vontade de comer algo que não estamos vendo. Mesmo que surjam episódios de ansiedade nas quais o apetite aumente, o fato de não ter nenhum doce presente em seu armário da cozinha, facilitará para que você não tenha uma compulsão.
4. Coma em intervalos menores de tempo
Quando ficamos períodos muito longos de tempo sem se alimentar, nossa fome aumenta, resultando em um consumo excessivo de comida.
Entenda, nada consumido em excesso é saudável. Não tem problema comermos pé de moleque, contanto que seja em porções pequenas.
5. Beba água
É comprovado cientificamente que ao ingerirmos água na quantidade correta, nosso organismo tende a funcionar melhor. Nosso corpo, às vezes, pode confundir sede com fome, portanto, não esqueça de manter uma garrafinha sempre perto de você para te lembrar de se hidratar.
6. Insira frutas na sua dieta
Muitas pessoas quando estão querendo aprender como parar de comer açúcar, se esquecem que as frutas podem ser nossas aliadas durante esse processo.
A frutose presente nesses alimentos é uma fonte natural de sacarose. Tente inseri-las no seu lanche da tarde ou até mesmo como uma alternativa de sobremesa após suas refeições.
7. Evite frutas cristalizadas ou enlatadas
Como dito anteriormente, as frutas são uma fonte natural de açúcar. Entretanto, isso só vale para as opções em natura.
Caso decida consumir alimentos desidratados, cristalizados ou enlatados, opte por produtos em que não haja adição de açúcar.
8. Preste atenção na ficha nutricional dos produtos
O ser humano tem dificuldade em ler sobre os produtos que está consumindo. Esse fato pode atrapalhar no seu processo, uma vez que por meio da ficha nutricional podemos visualizar alguns termos como: xarope de milho, cana-de-açúcar e sacarose.
Por exemplo, se analisarmos o rótulo de refrigerantes, veremos que a porção média em uma lata de 350 ml é de 38 gramas.
Parece pouco? Sim, mas quando comparado com a quantia recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), não é, pois, é sugerido o consumo de somente 50 gramas de açúcar diárias.
9. Coma lentamente
Vivemos em um mundo onde as pessoas fazem suas refeições enquanto assistem alguma série de televisão ou filmes, fazendo com que não prestem atenção e saborizem o que estão consumindo.
Se você tem esse hábito, evite-o. Quando for comer algum doce, coma lentamente e aprecie os sabores. Isso fará com que o seu cérebro diminua a sua vontade de comer impulsivamente.
10. Introduza chocolates amargos para sua dieta
Nosso paladar é acostumado com sabores adocicados, causando estranhamento quando ingerimos qualquer tipo de alimento que apresenta amargor. Porém, quanto mais você comer o chocolate 70% cacau ou com zero adição de açúcar, mais chances de se acostumar.
Lembre-se que não é porque a quantidade de sacarose presente nessa opção é pequena, que o consumo precisa ser exagerado. Coma com moderação!
11. Tenha acompanhamento psicológico
Na maioria das vezes, quem busca formas de como parar de comer açúcar estão presentes no quadro de pessoas que sofrem com compulsão alimentar. Dito isso, é importante haver um acompanhamento profissional, pois o transtorno está ligado a sua saúde mental.
12. Acrescente sementes na sua dieta
Às vezes, a procura por doces são para satisfazer os hormônios do prazer, portanto escolha alimentos que exerçam a mesma função, como as sementes. Ricas em magnésio, o composto químico responsável por estimular a produção de serotonina, elas são uma ótima opção para a sua alimentação.
Alguns tipos que você pode comprar são: sementes de girassol, erva-doce, linhaça e chia.
13. Diminua o consumo de carboidratos simples
O que são carboidratos simples? Eles são o macarrão, biscoito, salgadinhos ou até mesmo o pão que você consome pela manhã. Considerados pelo nosso cérebro como similares ao açúcar, esses alimentos tendem a aumentar e diminuir rapidamente o nível de sacarose no nosso sangue.
14. Escolha suco natural sem adição de açúcar
Sempre escolha a opção sem açúcar. Seu paladar pode estranhar no início, porém irá se acostumar. A dica em relação a sucos é sempre optar por frutas que estejam muito maduras, por existirem mais chances delas estarem mais docinhas.
15. Se exercite
Assim como o exercício é recomendado para melhorar a sua saúde, ele também pode ser um aliado na hora de aprender como parar de comer açúcar.
Sabendo que o consumo de doces está ligado ao estado emocional, a prática de algum esporte é uma alternativa que irá ativar os hormônios responsáveis por produzirem bom humor e prazer, diminuindo as chances de você saciar essa sensação por meio de alimentos repletos de sacarose.
Esperamos ter ajudado você no processo de diminuir o consumo de açúcar. Até a próxima!