Diabético pode comer melão? Tire todas as suas dúvidas aqui!
A diabetes é uma condição de saúde que demanda muitas restrições alimentares, por isso, é comum surgir diversas perguntas sobre alimentos e a possibilidade de consumi-los, certo? E é sempre bom pesquisar, mesmo! Para se cuidar bem e evitar problemas.
Com isso em mente, preparamos um conteúdo bem completo para te responder se diabético pode comer melão ou não. Siga a leitura:
Diabético pode comer melão?
Uma das dicas de como eliminar o excesso de açúcar no sangue é o consumo de frutas de baixo teor glicêmico, mas o melão não é um deles.
Acontece que ele também não é um vilão, muito menos um alimento que deve se tomar muito cuidado e/ou evitar ao máximo que der (diferente da uva ou da melancia).
Sim, é uma fruta de certo teor glicêmico, mas a sua quantidade por porção não é tão alta e, com isso, percebemos que diabético pode comer melão, sim — só que com moderação!
É uma fruta que possui bastante água e fibras em sua composição, o que é ótimo para o corpo. Além disso, não é o tipo de alimento que se come por inteiro, de uma vez, como uma maçã ou um pêssego. Com moderação é possível tê-lo em seu café da manhã e/ou almoço.
Quem tem diabete pode comer quantos pedaços de melão por dia?
O ideal é consumir no máximo uma fatia por refeição, porque assim você terá o benefício de consumir frutas durante o dia, da água de sua composição e das fibras, mas sem aumentar muito a glicose.
Qual a quantidade de açúcar no melão?
Uma fatia dessa fruta tem apenas 5 gramas de açúcar e apenas 23 calorias (que são convertidas em glicose no sangue).
Quais são os benefícios do melão?
Agora que você já sabe que diabético pode comer melão, vamos falar sobre os quatro principais benefícios de comer essa fruta. São eles:
- Redução da pressão arterial: devido à concentração de água e potássio;
- Fortalecimento dos ossos: por ser rico em vitamina K, cálcio e zinco, que fortalecem a ossada;
- Alívio dos sintomas da menopausa: devido a sua função de calmante natural, graças à concentração de vitaminas A e B, fósforo e magnésio;
- Favorece o sistema imunológico: por conter vitamina C, que melhora a imunidade, e por sua função antioxidante.
Receita: vitamina de melão + frutas de baixo índice glicêmico
Agora que já passamos todas as informações importantes, resolvemos trazer também uma ideia de como consumi-la de forma mais equilibrada. Um jeito de comer essas frutas que geram dúvidas, como melancia e manga na diabetes, é equilibrando com outras, que possuem índice glicêmico menor.
Nessa receita vamos usar o morango, que tem baixo índice e carga glicêmica e é um ótimo antioxidante, assim como o abacate, que também possui um teor baixíssimo (mas é um pouco calórico, então tem que ser em pequenas quantidades). Vamos nessa:
Ingredientes
- 1 xícara de melão (cortado em cubos, sem sementes);
- 1/2 xícara de morangos frescos (lavados e cortados);
- 1/4 de abacate maduro (para cremosidade e gorduras saudáveis);
- Meio pacote de pó para preparo de sobremesa de leite condensado zero açúcar.
Modo de preparo
- Corte o melão em cubos, retire as sementes;
- Lave e corte os morangos;
- Descasque e retire o caroço do abacate, depois corte metade da metade;
- Faça o preparo da solução de leite condensado conforme indicado na embalagem;
- Coloque os ingredientes no liquidificador;
- Bata até obter uma mistura homogênea e cremosa;
- Se preferir uma consistência mais líquida, adicione cubos de gelo e bata novamente;
- Despeje a vitamina em um copo e aproveite!
Gostou das informações? Esperamos ter tirado todas suas dúvidas sobre o assunto. Agora que você já sabe que diabético pode comer melão, aproveite para consumi-lo com moderação e até a próxima!