Feijão tem glúten? Celíaco pode comer?
É comum se ter diversas dúvidas sobre as substâncias presentes nos alimentos, em especial no caso de pessoas com restrições alimentares, tal como celíacos, intolerantes e diabéticos. Por isso, há muita dúvida rondando acerca desse assunto. Feijão tem glúten? É sobre isso que iremos falar:
Afinal, feijão tem glúten?
Não, o feijão não tem glúten, assim como ervilha, grão-de-bico e outras leguminosas.
Por isso, ele pode ser implementado na sua dieta diária sem receio, em especial por se tratar de um grande aliado na dieta saudável. Vamos entender mais sobre essas vantagens?
O que acontece se celíaco consumir glúten?
Os danos do consumo do glúten por celíacos depende muito da gravidade de cada caso, não é algo universal.
Entretanto, esse consumo pode causar muito mais do que apenas o aumento do peso corporal, também prejudicando o revestimento do intestino delgado e a absorção de nutrientes — desencadeando outros problemas de saúde.
Além disso, o consumo de alimentos com glúten pode causar, nos celíacos, diarreia, gases em excesso, desconforto abdominal, fadiga, dor de cabeça e, nas mulheres, até causar irregularidades menstruais. Inclusive, em casos extremos e não tratados, pode haver o risco de morte.
Quais os benefícios de consumir feijão?
O feijão é um alimento que garante ferro, magnésio, zinco, proteínas, aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B, tal como oferece maior saciedade, se tornando um grande aliado nas mais diversas dietas.
Inclusive, todos os nutrientes mencionados são ótimos para auxiliar na saúde digestiva e no sistema imunológico, assim como na de absorção de gorduras e no equilíbrio do colesterol.
Vale mencionar também que são ótimos alimentos para quem tem diabetes, já que possuem baixo índice glicêmico e auxiliam na diminuição de doenças cardíacas e cardiovasculares.
Qual feijão é melhor para o intestino?
Agora que você já sabe se feijão tem glúten (não tem), vamos abordar outros pontos importantes.
Para o intestino, os dois melhores feijões são o carioca e o preto, porque possuem fibras que favorecem a evacuação, ou seja, ajudam a soltar o intestino. Para pessoas com dificuldade de ir ao banheiro, ambos são ótimas opções.
Confira também: dicas essenciais para ter uma alimentação saudável e equilibrada
Precisa deixar o feijão de molho?
O ideal é, sim, deixá-lo de molho por 8 a 12 horas antes do cozimento.
Esse hábito garante muitas vantagens, desde possibilitar que ele cozinhe mais rápido quanto na eliminação de antinutrientes. Essas substâncias podem ser encontradas em certos alimentos, como o feijão, prejudicando a absorção dos nutrientes e também na digestão.
Por isso, deixe de molho pelo tempo ideal e depois basta lavá-lo uma última vez com água corrente, para levar ao fogo.
Esperamos que saber que feijão não tem glúten e várias outras informações extras sobre esse alimento possam te ajudar a manter uma alimentação balanceada. Aproveite também para conferir nosso conteúdo sobre cardápios de alimentação saudável e até a próxima!