Guia do que é glúten: quais alimentos têm e quando cortar
Junto da lactose, essa substância é outra que vem sendo pintada de vilã ao longo dos anos. Mas você sabe o que é glúten e por que ela é vista dessa forma? Abaixo você encontrará todas as informações necessárias para entender e tirar suas dúvidas no assunto, siga a leitura!
O que é glúten?
A melhor forma de explicar o que é glúten, é deixando claro que se trata de um grupo de proteínas. Ele se encontra dentro de cereais, tal qual o trigo, centeio, malte e a cevada. As proteínas presentes nesse grupo são a gliadina e a glutenina.
Mesmo que ela seja uma substância simples, sem nenhuma comprovação de que faz mal a saúde, ainda é considerada de difícil digestão, o que pode levar a certas intolerâncias ou desconfortos.
Quais alimentos possuem glúten?
Os produtos que costumam ter essa substância são os pães e produtos de panificação, massas, cereais à base de trigo, produtos de panificação, farinhas de trigo, centeio e cevada, cerveja e outras bebidas alcoólicas, alimentos fritos, molhos e condimentos, alguns lanches processados e alimentos enlatados.
Dentre eles podemos citar:
- Bolos
- Pães
- Biscoitos
- Muffins
- Macarrão
- Espaguete
- Lasanha
- Gnocchi
- Cerveja
- Croissants
- Bagels
- Pretzels.
- Molho de soja
- Molhos para salada;
- Salgadinhos.
Como saber se um alimento possui glúten?
A melhor forma de saber disso é lendo o rótulo. Busque informações na frente da embalagem ou nas adversões de alérgicos.
Se não houver nenhuma indicação, é melhor não consumir. Apenas confie quando as palavras “zero glúten” aparecerem.
Quando é necessário adotar uma dieta sem glúten
Agora que você sabe o que é glúten, fica mais fácil de entender que não há nada de errado em consumi-la.
Mesmo assim, a dieta sem glúten pode ser uma grande aliada para pessoas com maior dificuldade na digestão, ou com alguma restrição à substância.
Algumas pessoas com intestino irritável também podem experienciar desconforto consumindo esses alimentos.
Ah, e não se engane com as ideias de que retirar o glúten ajuda a emagrecer, ok? A retirada só afeta o físico da pessoa se ela possuir alguma doença ou restrição a essa substância, do contrário, não faz diferença alguma — às vezes, retirá-la pode até te levar para dietas mais calóricas.
Doenças relacionadas ao glúten
Como mencionamos, algumas condições podem demandar o corte no consumo dos produtos com glúten. As condições mais comuns são:
Doença celíaca
Essa doença se trata de uma constante ação imunológica contra o glúten. Ou seja, sempre que a substância é ingerida, o sistema imunológico age intensamente contra ela, podendo causar diarreia, constipação, má absorção de nutrientes e dores abdominais.
Alergia ao trigo
Existem duas substâncias no trigo, a gliadina e a glutenina, a combinação de ambas servem de gatilho para uma reação alergia, devido à ativação da imunoglobulina.
Sensibilidade ao glúten não celíaca
A sensibilidade pode causar reações muito semelhantes à doença celíaca, mas costumam passar e amenizar quando o glúten é processado pelo corpo e quando se fica bastante tempo sem consumi-la.
Ela é mais comum em pessoas com alguma condição intestinal, como síndrome do intestino irritável, por exemplo.
Como substituir o glúten na dieta?
Se você sofre ao consumir o glúten, aqui vão algumas dicas de como retirar ele da dieta sem prejudicar sua saúde. Em primeiro lugar, você não precisa cortar toda a farinha da sua dieta, apenas a de trigo.
No lugar dela, opte por comidas e alimentos a base de chia, fubá, farinha de soja, de amêndoa, fécula de batata, araruta, polvilho, flocos de arroz e milho, farinha de grão-de-bico, de mandioca, de castanhas, de trigo de sarraceno, de arroz, de quinoa, e amido de milho.
Você precisa garantir, também, que o consumo de fibras, minerais e vitaminas também está em dia, então, na dúvida, tente sempre evitar a substituição para carboidratos simples.
Existem também os produtos focados em intolerantes, por exemplo, chocolates, açúcar, caldas, bolos em pó, etc. Essas opções, quando feitas por marcas realmente responsáveis, que não se pautam em vários ingredientes não-saudáveis, podem ser opções seguras e aliadas a sua dieta.
Por isso, confira sempre a embalagem antes de comprar.
Esperamos ter te ensinado bem o que é glúten e tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Fique de olho também em nossos outros artigos do blog: aqui falamos muito sobre como lidar e entender essas intolerâncias e doenças que levam a restrições alimentares. Até a próxima!