Qual açúcar mais saudável — e suas diferenças!
A retirada completa do açúcar muitas vezes não é uma boa ideia, justamente porque ele, em quantidade moderada, é importante para o nosso humor, é uma fonte rápida de energia e ajuda no bom funcionamento do corpo. Mas o consumo indevido e exagerado dessa substância também não é nada bom para a nossa saúde.
Por isso, a melhor solução é encontrar qual açúcar mais saudável e começar a consumir apenas na quantidade indicada.
Vale lembrar que nem todos os açúcares para diabéticos são bons para a saúde e nem todas as opções menos prejudiciais são indicadas para diabéticos, ok? Siga a leitura:
Qual o açúcar mais saudável?
Quando pensamos em qual açúcar mais saudável precisamos sempre pensar nas opções menos processadas ou nas opções que não venham da cana-de-açúcar (que tem muita glicose). No primeiro caso temos o mascavo e o demerara, e no segundo temos a frutose.
Vamos entender melhor sobre cada um?
Açúcar mascavo
O mascavo é a forma bruta do açúcar, isso porque ele não passa por refinamento depois do cozimento do caldo de cana. Devido a isso, tem cálcio, ferro e sais minerais preservados em sua composição, assim como possui uma coloração mais escura e tende a ter sabor mais encorpado.
Ele é uma opção mais saudável justamente por não perder seus nutrientes e por não possuir os químicos utilizados no processamento.
Frutose
Não dá para falar sobre qual açúcar mais saudável sem falar dela… A frutose é, sim, um pouco processada porque precisa ser retirada das frutas, mas é muito benéfico para a saúde humana quando consumidos moderadamente.
Inclusive, eles são muito utilizados como fonte de energia para pacientes com distúrbios renais e até mesmo na prevenção de edemas cerebrais.
Entretanto, o consumo em excesso aumenta a produção de ácidos graxos no fígado, que leva a altos índices de triglicerídeos. Estes são liberados no sangue e aumentam a gordura do fígado, podendo causar esteatose hepática.
Resumindo, tudo que é demais, sobra. Consuma moderadamente e tudo ficará bem.
Açúcar Demerara
Por fim, o açúcar demerara tem uma produção semelhante ao mascavo, a grande diferença é que passa por um processo leve de refinamento do qual não utiliza a adição de químicos. Ou seja, os nutrientes são preservados e seu ganho na saúde também.
Quais desses açúcares podem ser consumidos por diabéticos?
Dentre os listados assim, o único que se enquadra como um açúcar recomendado para diabéticos, é a frutose. Os outros, mesmo sendo mais saudáveis, possuem níveis consideráveis de glicose devido à cana-de-açúcar e, por isso, devem ser evitados em caso da doença.
Qual a quantidade ideal de açúcar por dia?
Sendo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de calorias do seu corpo proveniente do açúcar não deve ser maior que 10%. Então, se você tem uma dieta de 2000 calorias, deve-se consumir no máximo 50 gramas de açúcar diário (uma média de 10 colheres de chá).
Na dúvida, consuma entre 5 e 10, nunca mais que isso, para te ajudar a evitar a diabetes! Agora nos diga, qual açúcar mais saudável você prefere? Deixe nos comentários e até a próxima!