Quem tem diabetes pode comer batata-doce, sim! Entenda aqui!
Uma das grandes dúvidas de quem convive ou tem diabetes, é sobre os alimentos que podem ou não ser consumidos. Afinal, até mesmo alimentos salgados possuem índice glicêmico e podem fazer mal para a pessoa com essa condição.
Por isso, hoje resolvemos responder uma dúvida frequente: quem tem diabetes pode comer batata-doce? Descubra com a gente:
Quem tem diabetes pode comer batata-doce?
A batata-doce é um alimento um pouco controverso no consumo por diabéticos. Vamos desdobrar esse assunto um pouco, que tal?
Esse alimento possui amido e carboidratos em sua composição, que se transformam em açúcar. Ou seja, em teoria, é perigoso consumir. Entretanto, existem dois contrapontos.
O primeiro é em relação ao índice glicêmico. Mesmo que tenha a transformação em açúcar, o valor é de 44, enquanto os alimentos de alto índice são aqueles acima de 69.
O segundo é sobre a quantidade de fibras presentes em sua composição. Essa substância acelera o processo de absorção do açúcar, deixando-o menos tempo no corpo e evitando picos de glicose.
Ou seja, com isso podemos concluir que sim, quem tem diabetes pode comer batata-doce, mas é indispensável o cuidado com a quantidade, a orientação médica para garantir que não será perigoso e a atenção aos efeitos que esse consumo causa em seu corpo.
Confira também: como eliminar o excesso de açúcar no sangue!
Quantas batatas-doce um diabético pode comer por dia?
Mesmo que seja ok de consumir, o equilíbrio é a segurança da saúde, então, ingira em média 50 gramas por dia (que dá mais ou menos uma batata-doce pequena).
Qual o tipo de batata que o diabético pode comer?
Dentre os quatro tipos de batata (inglesa, doce, baroa e yacon) a inglesa é a que mais deve ser evitada, pois tem o maior valor glicêmico.
Agora, quem tem diabetes pode comer batata-doce e a baroa, mas com cuidado e moderação, porque elas ainda possuem um certo índice. Por fim, a yacon é a mais indicada porque é a que menos libera açúcar no sangue.
Conheça mais sobre a batata-doce
Essa batata é tipicamente latino-americana, e é um alimento saboroso, nutritivo e muito versátil, que anda junto da saúde.
Se tornou um ingrediente que se espalha pelo mundo, e é especialmente amado na Ásia, mesmo sendo típico da nossa região, cultivado pelos povos originários, desde a Cordilheira dos Andes até o norte.
Quais os nutrientes e vitaminas da batata-doce?
Além de ser rica em fibras alimentares, a batata-doce também tem proteínas, vitaminas A, E C e B, minerais (cálcio, zinco, magnésio, potássio) e antioxidantes como beta caroteno e antocianinas.
Benefícios da batata-doce
Por fim, vamos falar de alguns benefícios que esses nutrientes e vitaminas citados garantem para quem consome esse alimento frequentemente:
- Ajuda na saúde da pele;
- Auxilia a reduzir o mau-humor;
- Colabora com a imunidade;
- Faz o intestino funcionar certinho;
- Oferece efeito de desintoxicação;
- Oferece ganho de massa muscular;
- Previne o envelhecimento precoce.
Agora que você já sabe que quem tem diabetes pode comer batata-doce, fica muito mais fácil, né? Aproveite também e confira nosso conteúdo sobre qual o açúcar ideal para diabéticos e até a próxima!